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Trabalhadoras de Petrogrado no Dia da Mulher em 1917. (Universal History Archive / Universal Images Group via Getty Images)

O Dia Internacional da Mulher é nosso

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Tradução
Sofia Schurig

Os capitalistas continuam tentando cooptar o Dia Internacional da Mulher, uma manifestação centenária do movimento revolucionário da classe trabalhadora. Mas o dia pertence à tradição socialista.

Os orgulhosos apoiadores deste ano da marcha do Dia Internacional da Mulher (IWD, na sigla em inglês) nos Estados Unidos incluem empresas bélicas como a Lockheed Martin, fabricante de aeronaves americana, e a Northrop Grumman, uma multinacional americana no ramo da defesa.

Mas enquanto esses aproveitadores da morte ajudam a alimentar a guerra na Ucrânia, devastando as cidades daquele país, matando crianças e ameaçando a segurança e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo, nós preferimos reviver a história da data como um dia de protesto radical contra a guerra.

Após vários anos de protestos trabalhistas militantes e reivindicações por sufrágio — assim como “revoltas de donas de casa” contra os altos preços — por mulheres na Rússia, Estados Unidos, Áustria, Alemanha e França, a feminista socialista alemã Clara Zetkin, em 1910, propôs o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora para honrar — e construir — as lutas das mulheres pela justiça no local de trabalho e pela igualdade política.

Vários anos depois, o dia foi marcado por protestos trabalhistas, que na cidade de Nova York foram muito intensificados pelo incêndio do Triangle Shirtwaist, um incêndio em uma fábrica de roupas de Manhattan que matou 146 trabalhadores, em sua maioria mulheres e meninas.

Na Rússia, estes protestos também foram alimentados por reivindicações para acabar com o regime czarista. A líder bolchevique Alexandra Kollontai refletiu mais tarde que a IWD serviu como “um excelente método de agitação entre as menos políticas de nossas irmãs proletárias” porque o enquadramento era tão convidativo (“Este é o nosso dia”, ela imagina mulheres trabalhadoras dizendo para si mesmas enquanto se apressavam para os comícios e reuniões).

Ela também observou que a IWD fortaleceu a solidariedade internacional. Este aspecto da IWD tornou-se particularmente marcante quando, em 1914, quando as classes dirigentes de todo o mundo começara a se mobilizar para a Primeira Guerra Mundial, Zetkin, com a revolucionária Rosa Luxemburgo, usou o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora como um ponto focal para o protesto contra a guerra.

Depois que muitos partidos socialistas se desintegraram devido às divisões sobre a guerra, em março de 1915, feministas socialistas da Rússia, Polônia, Suíça, Britian, Itália, Holanda, Alemanha e França se reuniram para uma conferência em Berna, na Suiça; dessa reunião saiu um manifesto que tratava das “mulheres do povo trabalhador”.

Enquanto as versões anteriores do manifesto abordavam a divisão sobre a guerra no movimento socialista, a versão final, escrita principalmente por Clara Zetkin, enfatizava a mensagem antiguerra contra a exploração da guerra (ela até dá um grito aos Lockheed Martins e Northrop Grummans de seu tempo) e o capitalismo.

Ela argumentou que o socialismo era o único caminho para a paz: “Quem se beneficia com a guerra? Apenas uma pequena minoria em cada nação… Os operários não têm nada a ganhar com esta guerra e ficam perdendo tudo o que lhes é próximo e querido… Proclamem em seus milhões o que seus filhos ainda não podem afirmar… Abaixo com a guerra! Avante com o Socialismo”!

As feministas socialistas continuaram a organizar protestos anti-guerra no Dia Internacional da Mulher durante toda a Primeira Guerra Mundial. Mais significativamente, em 8 de março de 1917, as mulheres encheram as ruas de Petrogrado, depois a capital da Rússia, exigindo “pão e paz”. Elas protestaram contra a morte de mais de dois milhões de soldados russos na guerra e contra a escassez de alimentos que devastou a população.

Os manifestantes também exigiram a remoção do czar. Os trabalhadores saíram de seus empregos para se juntarem a eles. A Kollontai, escrevendo alguns anos depois, descreveu-o desta forma: “Neste momento decisivo, os protestos das mulheres trabalhadoras representavam uma ameaça tal que até mesmo as forças de segurança czaristas não ousaram tomar as medidas habituais contra os rebeldes, mas olharam em confusão para os mares tempestuosos da raiva do povo”.

Esses protestos são vistos agora como o início da Revolução Russa, e pouco depois o governo czarista se dissolveu. “Neste dia”, escreveu Kollontai, “as mulheres russas levantaram a tocha da revolução proletária e incendiaram o mundo”. Desde então, as feministas socialistas continuaram a manter viva a IWD como parte de uma tradição antiguerra, anti-capitalista.

Em 1937, as mulheres espanholas protestaram contra as forças de guerra fascistas de Francisco Franco contra a IWD e, do mesmo modo, as mulheres italianas usaram o dia para manifestações contra a insistência de Benito Mussolini em enviar seus filhos para morrer por sua causa fascista em 1943.

Devido ao anticomunismo da Guerra Fria, o Dia Internacional da Mulher recuou nos Estados Unidos em meados do século XX. Mas em 1970, em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, mulheres socialistas e esquerdistas organizaram protestos contra a Guerra do Vietnã na IWD.

Em 2003, dezenas de milhares foram às ruas europeias – em Stuttgart, Cork, Pisa e muitas outras cidades — na IWD para protestar contra o início da Guerra do Iraque. Nos Estados Unidos, Medea Benjamin e outros lançaram o Code Pink, um grupo anti-guerra de esquerda, liderado por mulheres, que continua forte (notável dada a falta de vozes anti-guerra e anti-imperialistas dos EUA nas últimas décadas).

O grupo organizou uma longa vigília de quatro meses contra a guerra que começou em novembro de 2002, culminando na IWD 2003 com cerca de dez mil pessoas protestando na Casa Branca. Já em 2022, o Code Pink e outros realizaram protestos mundiais em 6 de março, um pouco antes da IWD, para protestar contra a agressão de Vladimir Putin contra a Ucrânia e exigir o fim da guerra na Ucrânia e nenhuma expansão da OTAN.

Talvez devido à história inicial do Dia Internacional da Mulher, os russos estão mais uma vez protestando contra um regime de belicismo tirânico, sem consideração pelo povo trabalhador. O Guardian relata protestos em 53 cidades russas, com mais de 4.300 pessoas presas.

Só os protestos provavelmente não vão parar a guerra na Ucrânia. Mas o Dia Internacional da Mulher apresenta uma oportunidade anual para honrar a tradição socialista antiguerra, e nos convida a encontrar novas formas de trazê-la de volta. O que Kollontai escreveu em 1920 ainda é verdade mais de cem anos depois: “Este dia continuou sendo o dia da militância da mulher trabalhadora”. Ele pertence a nós, não às multinacionais.

Sobre os autores

é colunista da Jacobin, jornalista freelancer e autora de "Selling Women Short: The Landmark Battle for Workers’ Rights at Wal-Mart".

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Published in Análise, Cultura, Europa, Guerra e imperialismo and História

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